Abertura de audiências públicas sobre PPA é realizada em Ariquemes

26/05/2011

Ariquemes foi a primeira cidade regional de Rondônia a receber a equipe do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), para a realização de audiência pública sobre o Plano Plurianual Participativo (PPA), referente ao período 2012-2015.
A solenidade de abertura contou com a participação do governador Confúcio Moura; do secretário da Seplan, George Braga e do adjunto Avenilson Trindade; do prefeito de Ariquemes, Márcio Raposo; do secretário regional, André Follador; do deputado estadual , Adelino Follador; e do Presidente da câmara municipal de Ariquemes, Valmir Francisco.
O evento foi realizado na última terça-feira (24), na Escola Estadual Cora Coralina e reuniu representantes de diversos segmentos da população de Ariquemes, Buritis, Campo Novo, Monte Negro, Cujubim, Alto Paraiso, Cacaulândia e demais municípios que compõe a região de Ariquemes.
Durante a abertura Confúcio Moura citou exemplos do sucesso de projetos que são executados com a participação popular em outros Estados e ressaltou a necessidade de abrir espaço para dialogar com a sociedade e unidades do governo. “Precisamos trabalhar unidos e direcionar o Estado para atender as necessidades da população.”
George Braga parabenizou e agradeceu a população presente e ressaltou a importância dessa participação para o desenvolvimento do Estado. “Hoje fazemos história. Rondônia pela primeira vez chega próximo da população”, enfatizou George.
Ontem (25), a audiência foi realizada no município de Jaru e hoje (26) a cidade de Ouro Preto do Oeste recebe a plenária.
Oficinas
Para colher as sugestões que irão definir as diretrizes, programas e ações dos próximos quatro anos de governo, a equipe da Seplan em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Seas), Secretaria de Assuntos Estratégicos (Seae) e professores voluntários da escola, mediaram oficinas abordando os eixos temáticos de elaboração do plano como: saúde; educação; segurança;desenvolvimento econômico, social e ambiental; e infraestrutura.
As oficinas foram divididas em salas de aula, de acordo com os temas, dessa forma cada participante pôde escolher debater o assunto de seu interesse. Em cada oficina, os representantes da sociedade debateram as problemáticas de suas áreas e escolheram cinco como principais. Em seguida, os cidadãos apresentaram as propostas de solução para cada problema apontado.
Ao final das oficinas, a equipe da Seplan elaborou a compilação dos dados, levantados durante as discussões, em um documento que irá compor o Plano Plurianual Participativo 2012-2015.

As Audiências Públicas serão realizadas em mais sete cidades regionais de Rondônia e seguem o seguinte cronograma: 31 de maio em Ji Paraná; 1º de junho em São Francisco do Guaporé; 2 junho em  Rolim de Moura; 7 de junho em Cacoal; 9 de junho em Vilhena; 14 de junho em Guajará-Mirim e, fechando a programação, dia 16 de junho em Porto Velho.