Participação efetiva da população em audiência pública do PPA em Ji-Paraná

01/06/2011

Audiência pública para elaboração do Plano Plurianual Participativo, 2012-2015, realizada ontem (31), em Ji-Paraná e promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) alcançou objetivos. O auditório da Escola Jovem Vilela, que tem capacidade para 400 pessoas, ficou lotado por representantes de diversos segmentos da sociedade.
Além de produtores rurais, servidores públicos, representantes de entidades civis, militares e vereadores de Ji-Paraná, também marcaram presença na plenária, a população de Teixeiropolis, Urupá, Presidente Médici e Alvorada do Oeste. A abertura contou com a participação do governador Confúcio Moura; do secretário da Seplan George Braga; do adjunto Avenilson Trindade; do titular da secretaria de  Assuntos Estratégicos (Seae), Rui Souza; do prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco, e de Presidente Médici, José Ribeiro.

As salas para a realização das oficinas de apresentação das propostas nos eixos de segurança pública, saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento econômico, social e ambiental, ficaram pequenas para a quantidade de pessoas inscritas, sendo necessária a utilização de outros espaços.

Para o secretário executivo regional, Romildo Pereira, o resultado foi exatamente o pretendido. “Ter a discussão do PPA em Ji-Paraná, torna a população co-responsável pelos resultados dos benefícios que serão obtidos, ou não, junto à administração ao longo dos próximos quatro anos. Nossa expectativa é que todas as propostas apresentadas aqui sejam aproveitadas e que logo a sociedade possa ver os resultados”, destacou Romildo Pereira.

De acordo com George Braga, a participação da sociedade é fundamental no destino do Estado. “Após essas audiências públicas, compilaremos os dados, elencaremos prioridades, que serão migradas para o Plano Plurianual do Governo da cooperação”, explicou o titular da Seplan.

Avenilson Trindade ressalta que “o PPA não é uma peça política deste ou daquele governo, mas um instrumento que pode definir a estruturação do governo ao longo de 20 anos”, disse o secretário adjunto.

Segundo Confúcio Moura, não seria justo elaborar um plano, sem que se ouvisse a parte mais importante que é a população. “Cada um tem a sua parte, o governo e o povo, e é necessário que cada um cumpra a sua parte da melhor maneira possível”, destacou.

Hoje (01) o evento é realizado na região do Vale do Guaporé, no município de São Francisco, onde estão reunidos moradores e representantes da população de  São Francisco, Seringueiras, São Miguel e Costa Marques.

Plano Plurianual

O Plano Plurianual é a peça orçamentária do Governo que serve para orientar gastos e investimentos e é feito de quatro em quatro anos. A discussão nem sempre foi feita pelo povo, os técnicos elaboravam em gabinetes. O governador Confúcio Moura traz uma nova mentalidade administrativa e propôs que se fizesse a partir de agora um PPA com a participação popular.
O Plano visa dar uma fisionomia mais autêntica ao orçamento do Estado, uma vez que não trará em seu bojo apenas os estudos e levantamentos elaborados por técnicos do governo, mas o retrato das reivindicações populares.