Seplan participa de reunião sobre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

03/06/2011

O gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (SEPLAN), Francisco Maciel, esteve em Brasília para participar da primeira reunião do Ministério de Ciência Tecnologia sobre a SNCT, edição 2011. O encontro foi destinado aos coordenadores estaduais do evento, que será realizado em todo o Brasil, entre 17 e 23 de outubro.
A abertura da reunião foi marcada pelas palavras do diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do MCT (Depdi) e coordenador nacional da SNCT 2011, Ildeu Castro, e do secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis), Marco Antonio de Oliveira.
O encontro foi pautado pela apresentação dos convidados e participantes. Após o repasse das informações gerais sobre as ações do evento os coordenadores tiveram a oportunidade de apresentarem as propostas sobre a SNCT 2011,.
Ao retornar da reunião, Francisco Maciel ressaltou que a presença das instituições de pesquisa no evento é de suma importância para o desenvolvimento da área, além de representar a continuidade da participação efetiva do Estado. “Nas edições anteriores, Rondônia foi destaque nacional em quantidade de atividades desenvolvidas pelas instituições participantes”, ressaltou o gerente da SEPLAN.
Em breve acontecerá a primeira reunião com as instituições que já veem participando das edições anteriores. Outras instituições interessadas em participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 podem entrar em contato com a gerência de Ciência e Tecnologia da SEPLAN, através do telefone: (69) 3216 5085.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vem sendo realizada desde 2004, em todos os Estados brasileiros com o objetivo de mobilizar a população sobre temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, atitude cientifica e a inovação. O evento possibilita ainda que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. De acordo com dados do Ministério de Ciência e Tecnologia, em 2010, foram realizadas cerca de 14.000 atividades, em quase 500 municípios brasileiros.

Este ano a SNCT ocorrerá entre 17 e 23 de outubro. O tema principal será: Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco. Além de promover inúmeras atividades de divulgação científica em todo o país, serão estimulados a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.