Rondônia recebe visita de investidores europeus

07/06/2011

Antônio Amaral e Ivo Pimentel são empresários europeus, de Luxemburgo, e representam grupos de investidores em diferentes setores da Europa, África e Oriente Médio.
 
Os visitantes foram recepcionados pelo Governo, por meio da Gerência de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) e conduzidos a reuniões com o secretário da Seplan, George Braga, o secretário da Casa Civil, Ricardo de Sá e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Baú.
 
Envolvidos em diversos investimentos, os empresários da '2010 Capital S.A.', desenvolvem projetos, entre outras áreas, em cadeias de lojas de alimentação, charqueados, peixe e casas pré-fabricadas e pretendem desenvolver estudos mais detalhados em Rondônia para investirem em projetos concretos, utilizando recursos locais e propiciando a criação de postos de trabalho.
 
Na última quinta-feira (02), os investidores europeus participaram de reunião, na Fiero, onde foi apresentado aos empresários um diagnóstico do Estado, destacando os eixos de integração; potenciais econômicos; Zona de Processamento e Exportação; Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico; estruturas fundiárias, índice de crescimento em diversos setores; a diminuição do desmatamento; indicadores gerais e específicos por áreas; entre outros. Além das vantagens de investimentos em Rondônia como: posição geográfica estratégica, complexo intermodal de transporte, ferrovias, incentivos tributários, oportunidade de qualificar funcionários, taxa de financiamento, geração de energia elétrica e rede de telecomunicações.
 
Ao cumprimentar os visitantes, George Braga lembrou do momento de evolução inédito que Rondônia atravessa e da importância da instalação de empresas estrangeiras na região, gerando emprego e renda. Afirmou ainda da disposição do Governo em firmar parcerias de interesse da população com o setor privado, no sentido de avaliar diversos investimentos que o Estado requer e proporciona.
Em seguida, os empresários agradeceram a disponibilidade e atenção dos representantes de Governo e Fiero, e afirmaram estarem deixando o Estado satisfeitos com as informações adquiridas.
 
Para Raimundo Nonato, o balanço dos trabalhos foi amplamente positivo, na medida em que fortaleceu mais uma vez a boa impressão que têm levado os investidores estrangeiros que vêm até Rondônia prospectar informações e viabilidades.
 
Além de George Braga, Raimundo Nonato e Denis Baú, estiveram presentes representantes da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), do Departamento de Estrada e Rodagens (DER), do Ministério da Agricultura, da Secretaria da Agricultura, da Pecuária, e da Regularização Fundiária (Seagri), da Secretaria de Finanças, entre outros.