Região do Guaporé espera benefícios do PPA

07/06/2011

O secretário regional, Abraão Paulino, junto com sua equipe, preparou a região para receber a audiência do PPA-P, realizada no ginásio da Escola Campos Sales, com a presença do secretário adjunto da Seplan, Avenilson Trindade e a equipe técnica da gerência de Políticas Públicas. "Ter uma equipe de técnicos aqui em São Francisco para ouvir os reclames do povo é uma grande vitória", comemorou Abrão, morador de São Francisco há 30 anos. O secretário afirmou que a população sempre lutou por melhores condições, mas nem sempre era atendida por quem poderia socorrer.
Mais de cem propostas foram apresentadas pelos participantes das oficinas, nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento econômico, ambiental e social, infraestrutura e segurança pública.
Além de São Francisco, que é sede regional do Governo, fazem parte da região, os municípios de Seringueiras, São Miguel e Costa Marques, todos distantes da BR-364
São Francisco do Guaporé

Os municípios que compõem o pólo do Vale do Guaporé compartilham das mesmas necessidades como: falta de delegacias, quartéis e guarnições do Corpo de Bombeiro; assistência médica e ambulâncias para transporte de pacientes; viaturas policiais; saneamento básico; entre outros.
A falta de pessoal e equipamentos para vigiar a extensão de fronteira, com cerca de 40 km, aumenta a circulação de drogas na região e faz das crianças, adolescentes e jovens, as principais vítimas. Com as drogas, crescem também a prostituição, dificultando as condições disponíveis do poder público para combater a situação. A presença de armas de grosso calibre também é outro problema enfrentado pelas autoridades, estima-se que as mesmas venham do país vizinho.
O asfaltamento da BR-429, ligando Presidente Médici a Costa Marques, obra em andamento e executada pelo Governo Federal e as propostas de melhorias apresentadas pelos 200 participantes da audiência do PPA-P, são motivos de esperança para o Vale do Guaporé. Uma delas é de dar visibilidade à região, desenvolvendo o turismo e a geração de renda.