Capital participa do encerramento das audiências públicas do PPA

17/06/2011

O ciclo de audiências públicas sobre o Plano Plurianual (PPA) 2012/2015, promovido pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), encerrou suas atividades ontem (16), no auditório do Instituto Luterano de Ensino Superior (Ulbra) com a apresentação de mais de 200 propostas. As áreas de saúde e desenvolvimento social foram os eixos com maior número de sugestões.
 
Entre as 30 proposituras do grupo de trabalho do eixo saúde estiveram questões como: Segurança alimentar no processo de produção na agricultura familiar; Maior assistência aos cuidados da saúde da mulher; Políticas públicas de prevenção de doenças e consumo de drogas por jovens; Construção de centro de reabilitação de crianças e adolescentes; e Atenção à saúde do idoso, entre outros.
 
As discussões em torno do desenvolvimento social resultaram em mais de 70 propostas, que abrangeu também a área de cultura. A falta de uma lei de incentivo estava entre os temas debatidos entre os representantes da sociedade presentes no evento.
 
Ao ouvir as propostas da população nas áreas de saúde, educação, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico, social e ambinetal, o secretário adjunto da Seplan, Avenilson Trindade, explicou que após o encerramento das plenárias será realizada uma compilação das sugestões apresentadas e a seleção das prioridades para serem trabalhadas em cada ano de Governo. Ele disse ainda estar feliz com os resultados das audiências e que o contato direto foi uma oportunidade para a sociedade, que expos seus anseios, e para o próprio Governo, que conheceu de fato o que a população precisa e quer.
 
Outras questões como: Regularização fundiária; Escoamento de produção, Qualificação dos profissionais de educação, Segurança; Infraestrutura e construção de escolas também nas regiões ribeirinhas, quilombolas, indígenas; Acessibilidade, Sistema prisionais, Programas voltados aos idosos, entre outros, também foram abordadas durante plenária. Os resultados dos trabalhos foram de 16 propostas para educação; 30 para saúde; 15 para segurança; 72 para desenvolvimento social; 41 para desenvolvimento econômico; 16 para desenvolvimento ambiental e 12 para infraestrutura.
 
O secretário da Seplan, George Braga, esclareceu que apesar do orçamento ser um só para a execução de todas as ações propostas, o Governo estará buscando outras fontes de recursos para que atender as necessidades da população.
 
Vale ressaltar que as pessoas ainda podem participar da elaboração do PPA, através do site: WWW.ppaparticipativo.ro.gov.br