Governo pede inclusão do trecho Vilhena/Porto Velho na ferrovia de Integração Centro-Oeste

25/06/2011

O estudo foi viabilizado, através de pedido feito pelo secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), George Braga, durante reunião dos secretários de Planejamento dos Estados que integram a Amazônia Legal, em São Luis, no Maranhão. O objetivo da reunião foi apontar as prioridades nos transportes intermodais, desenvolvendo a integração nacional.
 
 A construção da ferrovia parte de Campinorte/GO e chega a Rondônia até o município de Vilhena. George acredita que deixar o trecho Vilhena/Porto Velho fora do eixo possibilita o aparecimento de novos gargalos no escoamento das produções regionais. “Será mais uma válvula de escoamento de produtos, levando milhões de toneladas de grãos produzidos no Centro-Oeste para os portos de Rotterdam e Shangai. A nova alternativa será mais barata e na fase de construção, absorverá milhares de empregos na região”, ressaltou o secretário.
 
 Outros projetos que serão custeados pela união, no Estado também foram encaminhados como: R$ 258 milhões para a Hidrovia do Madeira, de Porto Velho até Itacoatiara/AM. Além de mais R$ 100 milhões para a construção de um novo porto no Rio Madeira. Melhorias na BR 364 no trecho Porto Velho/Candeias/Ji-Paraná, também foram viabilizadas.
 
 O evento, aberto pelo vice-governador do Estado Wahington Luiz Oliveira, reuniu secretários de Planejamento de Rondônia, Maranhão, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins, com o objetivo de discutir a integração dos planejamentos de cada Estado para elaborar um projeto comum para a região Amazônica.