Segunda Autoavaliação do Gespública será realizada no TCE

13/07/2011

 O assunto foi debatido durante reunião entre o presidente da Corte, conselheiro José Gomes de Melo, a coordenadora no núcleo estadual, Érika Crisostomo e os servidores envolvidos no Programa.
 
 A busca pela melhora dos serviços prestados aos cidadãos fez o TCE atingir a pontuação máxima de 250 pontos no primeiro nível da Autovaliação, em 2006, o que garantiu o primeiro certificado de qualidade na gestão. Na próxima Autoavaliação, prevista para setembro deste ano, o Tribunal avança mais um nível na busca pela excelência em sua gestão.
  Realizar Autoavaliação periódica é uma das ações desenvolvidas por organizações que aderem ao GesPública. Além disso, também é possível aplicar pesquisa de satisfação dos usuários, publicar carta de serviços, simplificar processos e monitorar resultados mediante indicadores de gestão, através das tecnologias que o Programa disponibiliza.
 
 Em Rondônia, 23 instituições já aderiram ao programa. Estão inseridas secretarias e órgãos das administrações municipal, estadual e federal, em todos os poderes governamentais.
 
 
Autoavaliação
 
A Autoavaliação é uma ferramenta do Gespública, que reúne um conjunto de orientações e parâmetros para avaliar e melhorar a gestão dos órgãos públicos, em uma escala de 0 a 250 pontos, para as organizações que estão iniciando a implementação da ferramenta, e chega até os mil pontos para os órgãos que continuarem o processo. O instrumento tem o propósito de certificar as organizações públicas brasileiras que aderiram ao sistema de avaliação continuada da gestão proposto pelo programa. Trata-se de uma tecnologia destinada a qualquer organização pública, independente do poder ou esfera de governo.