Seminário debate ações da Bionorte em Rondônia

05/08/2011

O evento, apoiado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) e idealizado pelo Comitê Científico Local da Rede, será realizado na próxima segunda-feira (08), a partir das 14:00 horas, no auditório da Emater, em Porto Velho.
 De acordo com o gerente de Ciência, Tecnologia & Inovação da Seplan, Francisco Maciel, a iniciativa visa divulgar as ações realizadas no âmbito da Bionorte e debater questões de melhorias do setor no Estado. Desta forma, o evento é aberto às pessoas ligadas às pesquisas científicas como mestres, doutores, instituições de ensino superior, entre outros.
 A abertura do evento, realizada pelo secretário da Seplan, George Braga, contará com a presença de representante da Bionorte, que ministrará palestra com o tema: ‘Ações no Estado de Rondônia para o desenvolvimento da área de Biotecnologia e Biodiversidade’. Em seguida, será formada uma mesa redonda, onde a presidente do Comitê Local da Rede, drª Walterlina Brasil, irá apresentar os membros e as ações realizadas em Rondônia. Na oportunidade, o presidente nacional da Bionorte, dr. Rodrigo Stabeli falará dos projetos em andamento no estado, como o ‘curso de Pós-Graduação em Rede: Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia Amazônica, que será apresentado pelo coordenador local da proposta, prof. dr. Leonardo Calderon.
 Seguindo a programação, será realizado um Fórum de Pesquisadores, onde a diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), drª Maria Olivia Simão, fará explanação sobre o contexto das FAP’s na Rede Bionorte.
 Para participar do seminário, os interessados poderão fazer seu credenciamento no dia do evento.

BIONORTE

A BIONORTE é uma Rede de Pesquisa e Formação de Recursos Humanos de alto nível científico, criada a partir da iniciativa dos gestores da CT&I na Amazônia Legal. Composta por instituições de ensino e pesquisa dos Estados da Amazônia Legal, a BIONORTE tem como finalidade Integrar competências para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e formação de doutores, com foco na biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.