Seminário sobre Arranjos Produtivos será realizado em Guajará-Mirim

18/08/2011

Na próxima quinta e sexta - feira (25 e 26), a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), através do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Rondônia (NEAPL/RO), realizará o I Seminário Estadual de Capacitação em Organização e Gestão de Arranjos Produtivos Locais. A abertura do evento, marcada para 14hrs, será realizada no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviço de Guajará – Mirim.

Previsto no Plano de Capacitação para Gestão e Apoio aos APL’s, o seminário visa criar um grupo de trabalho na região, que inclui também o município de Nova Mamoré, para apoiar e fortalecer os empreendimentos de mesma atividade produtiva do local, além de propor, como alternativa de desenvolvimento econômico sustentável, a criação de um Arranjo voltado para Produtos e Serviços Ambientais.

A técnica em APL’s na Seplan, Celi Arruda, explica que a região de Guajará-Mirim está localizada em uma área de conservação, desta forma o desenvolvimento de um Arranjo com empreendimentos de produtos tradicionalmente extrativistas ou florestais não-madeirados, como óleos vegetais, frutas e sementes, será de suma importância para a sustentabilidade da região.
 Poderão participar do seminário e da formação do grupo local, instituições de ensino, como universidades e escolas técnicas; agentes financeiros; representantes da prefeitura, do governo na localidade, de áreas econômicas e de empreendimentos. “A formação de um grupo com pessoas da própria região enriquece o trabalho de fortalecimento dos APL’s, uma vez que estão diretamente ligados e conhecem de perto as reais necessidades e demandas dos municípios”, ressaltou Celi.

O Núcleo Estadual de APL’s é vinculado ao Grupo de Trabalho Permanente para APL (GTPAPL) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em Brasília e é coordenado pelos secretários da Seplan, George Braga e Avenilson Trindade.

Programação

Entre os temas previstos para debate no seminário estão: Agricultura Familiar/Programa de Aquisição de Alimentos; Conceitos e Políticas para Arranjos Produtivos Locais; APL: conceitos, inovação e empreendedorismo; Desenvolvimento Local e Regional; Sistema Agroflorestais como Alternativa Sustentável ao Desenvolvimento da Amazônia; Associativismo e Organização Social; Noções de Organização e Gestão de APL’s; e a Apresentação de um modelo de APL de produtos e Serviços Ambientais do Amazonas, que poderá servir de base para elaboração do mesmo APL abrangendo Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

Arranjos Produtivos Locais

Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.