Estado preparado para captar recursos federais

23/08/2011

Os procedimentos para captar recursos do Governo Federal para Rondônia, através do Sistema de Gestão de Convênios (Siconv), estão sendo repassados a 46 técnicos que trabalham nas áreas de projetos, convênios e orçamento de diversas unidades administrativas do Estado. O treinamento, ministrado pelo técnico Roberto Maia e idealizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), por meio da Gerência de Assuntos Internacionais e Captação de Recursos (GAI), iniciou na última sexta-feira (19), no auditório da Emater, em Porto Velho.
 
De acordo com o gerente da GAI, Raimundo Nonato, a constatação de dificuldades nas unidades em operar o Siconv foi o principal motivo para a realização do treinamento. “Estamos desenvolvendo um minucioso trabalho de mapeamento dos editais abertos para convênios e contratos de repasse com os Ministérios. A partir da identificação, entramos em contato com órgãos estaduais correspondentes para o encaminhamento de projetos, porém a deficiência no manuseio do sistema limita uma ação mais efetiva do Estado. Desta forma precisamos solucionar este empecilho”, explicou Nonato, lembrando que todo apoio técnico e estrutural são oferecidos aos órgãos.
 
Para captar os recursos de programas federais não-reembolsáveis, aqueles que existem apenas uma contrapartida pequena do Estado, a Seplan aciona as secretarias respectivas e montam uma força-tarefa para elaboração de propostas de trabalho e seu cadastro no sistema. “Tencionamos aproveitar com excelência os recursos disponíveis nos inúmeros programas federais, seja por ação do próprio ministério, por emendas parlamentares, sempre dentro das metas do Governo”, ressaltou o gerente.
 
Vale ressaltar que em breve a Seplan em conjunto com a Secretaria de Assuntos Estratégicos (Seae) inaugurarão um banco de projetos, onde facilitará ainda mais as propostas das unidades de Estado.         
 
 
O evento foi aberto pelos secretários da Seplan, George Braga e Avenilson Trindade. Para George, “mapear os programas abertos e manter comunicação técnico-administrativa com as demais secretarias representa a implementação de valiosos projetos para o bem da população”. Ao parabenizar a presença dos representantes do Governo, Avenilson ressaltou a importância de unir força para o desenvolvimento do Estado.
 
Neste mês, técnicos em projetos da Seplan também receberam o mesmo treinamento do Siconv. Na próxima sexta-feira (26), o treinamento será retomado e concluído com a expedição de certificados.