Região de Guajará-Mirim terá atividades econômicas fortalecidas

31/08/2011

A ação é resultado do Seminário Estadual de Capacitação em Organização e Gestão de Arranjos Produtivos Locais, realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), por meio do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (NEAPL) nas últimas quinta e sexta-feira, em Guajará- Mirim.

O evento contou com a integração de diversos órgãos públicos locais e do Estado em uma discussão sobre a criação de políticas públicas para desenvolver os empreendimentos de mesma atividade produtiva. Desta forma, foram identificados potenciais econômicos na região, que inclui o município de Nova Mamoré, voltados para o turismo e para a sociobiodiversidade, aqueles que trabalham produtos oriundos do extrativismo como castanha do Brasil, essências de copaíba e urucum que pode ser utilizados por empresas de cosméticos.

Formação de Comitê Local

Para um dos coordenadores do NEAPL e gerente de Políticas Públicas, Natan Oliveira, o ponto chave do encontro foi a definição do comitê gestor local. “Conseguimos colocar um grupo de peso institucional muito forte, articulado pelo professor da Unir, João Eloi, e assessorado pelos secretários municipais de Planejamento de Guajará-mirim, Sydney Dias, e de Meio Ambiente e Turismo de Nova Mamoré, Darci Jesus; pelos técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e pelo Gerente do Banco do Brasil, Sr. Joel”, destacou Natan.

O gerente explica que o comitê terá até o final de setembro para decidir se as prioridades de APL’s na região serão realmente duas, a de Turismo e a de sociobiodiversidade, Natan ressalta ainda, que sem o apoio das prefeituras não há como se implantar os programas. “É importante entender que a Seplan irá formar 10 comitês gestores locais. Em setembro formaremos o comitê gestor do Cone Sul em Vilhena”, finalizou.
Para a técnica em APL’s, Celi Arruda, o seminário alcançou o resultado esperado. “Os participantes demonstraram total interesse e comprometimento com o desenvolvimento econômico do local. Agradeço aos palestrantes que foram fundamentais para o sucesso do evento”, disse Celi.

Temas como a ‘Agricultura Familiar/Programa de Aquisição de Alimentos’, ‘Conceitos e Políticas para Arranjos Produtivos Locais’, ‘APL: conceitos, inovação e empreendedorismo’, ‘Desenvolvimento Local e Regional’, ‘Sistema Agroflorestais como Alternativa Sustentável ao Desenvolvimento da Amazônia’, ‘Associativismo e Organização Social’, Noções de Organização e Gestão de APL’s’, foram debatidos durante o evento.

O Núcleo Estadual de APL’s é vinculado ao Grupo de Trabalho Permanente para APL (GTPAPL) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em Brasília e é coordenado pelos secretários da Seplan, George Braga e Avenilson Trindade.

Representações

Participaram do seminário, representantes da Unir, campus Guajará-Mirim; do Instituto Federal de Rondônia (Ifro); do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); de Associações Extrativistas e Comerciais; das prefeituras de Nova Mamoré e Guajará Mirim; da Secretaria executiva Regional da Seplan; da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater);da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Banco do Brasil; Bradesco; e Secretarias de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Social (Sedes) e educação (Seduc).