Seplan é representada em treinamento sobre atração de investimentos

31/08/2011

A capacitação possibilitou aos participantes, dos noves estados amazônicos,  conhecerem detalhes do Fundo Constitucional do Norte (FNO), do Banco da Amazônia, e do Fundo Amazônia, do BNDES. O evento reuniu secretários e técnicos que atuam com a captação de recursos e elaboração de projetos de desenvolvimento local. O objetivo foi levar mais conhecimento sobre esses instrumentos e aumentar o número de beneficiários na região.
 
  O representante do Banco da Amazônia, Juraci Fé, falou sobre as condições contratuais para o empreendedorismo não-rural e a classificação de municípios entre baixa, média e alta renda, para efeito de limites de concessão de financiamento pelo FN. A equipe do BNDES apresentou, por meio de videoconferência, os principais aspectos e objetivos do Fundo Amazônia que tem como principal finalidade o apoio a projetos de combate ao desmatamento da região. Cerca de 30 participantes ouviram atentamente às apresentações e puderam tirar dúvidas sobre as formas de acesso aos recursos e de apresentação de projetos.
 
 Ao final, o superintendente da Sudam, Djalma Mello, fez um balanço do evento e afirmou que a Sudam alcançou seu objetivo inicial de ter, em um único espaço, representantes de todos os Estados da região que vão poder operar, na prática, os instrumentos de atração de investimentos apresentados durante o treinamento. “Vocês serão a Sudam nos Estados”, concluiu o superintendente.