Seplan articula organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011

05/09/2011

A grande novidade, no Estado, é a palestra geral promovida pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep), que, entre outras temáticas, apresentará uma pesquisa sobre as mudanças climáticas na Região Norte. A iniciativa representa um diferencial na programação, pois reunirá participantes de todas as instituições em um único evento, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, durante todo o dia.

Este ano, as ações da SNCT serão realizadas entre os dias 17 e 23 de outubro em cada Estado do Brasil e ocorrem por meio de instituições de ensino e pesquisa, que elaboram suas próprias atividades baseadas no tema “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. A intenção é estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

Desta forma, Maciel ressalta a importância do cadastramento de atividades pelas instituições. “Nos últimos quatro anos, Rondônia tem sido referência em número de atividades cadastradas”, destacou o gerente.

O encontro, no auditório da Emater, reuniu representações do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Universidade Federal de Rondônia (Unir); da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Companhia De Pesquisa E Recursos Minerais (CPRM), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e do Coep.

Em Rondônia, a coordenação do evento é feita pela Seplan, através da gerência de CT&I.