Dados estatísticos do Estado debatidos em encontro Nacional para cálculo do PIB

23/09/2011

Para aprimorar aspectos metodológicos e analisar as informações para cálculo do PIB regional e municipais, as técnicas da Gerência de Estudos e Pesquisas da SEPLAN, Telma Regina e Teresa Cristina, participaram do Encontro de Contas Regionais e Produto Interno Bruto dos Municípios, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Fundação de Economia e Estatística (FEE), no Rio Grande do Sul.

A programação do evento contou com a apresentação dos dados estatísticos de cada Estado, que serviu de base para abrir debate com objetivo de analisar as informações e o aperfeiçoamento da consolidação dos cálculos. A metodologia, que precisa ser uniforme, utilizada pelas unidades federativas também fez parte da discussão.

Segundo Teresa, a participação da SEPLAN no evento representa a continuação dos trabalhos junto com o IBGE na elaboração do PIB referente ao ano de 2009. “O resultado das Contas Regionais e PIB dos Municípios, sempre são divulgadas no ano N- 2, isto é, quando as contas nacionais são semi definitivas, isto garante que os resultados dos trabalhos não sofram qualquer revisão, pois incorporam também as pesquisas estruturais de IBGE”, explicou a técnica.

A divulgação dos resultados do PIB 2009 de Rondônia e dos municípios será, respectivamente, no dia 23 de novembro e 15 de dezembro de 2011.

Fizeram a abertura do encontro, o coordenador de contas nacionais do IBGE, Roberto Olinto, o secretário estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadão, João Motta, e o presidente da FEE, Adalmir Marquetti.