Rolim de Moura sedia seminário de Arranjos Produtivos Locais

28/09/2011

Rolim de Moura será sede, amanhã (29), do “I Seminário Estadual de Capacitação em Organização e Gestão de Arranjos Produtivos Locais”, organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), que Coordena o Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Rondônia (NEAPL/RO). A abertura do evento será as 08h, no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri).

A iniciativa contará com a integração de órgãos públicos locais e do Estado em uma discussão sobre a criação de políticas públicas para desenvolver os empreendimentos de mesma atividade produtiva na região. Segundo um dos coordenadores do NEAPL e gerente de Políticas Públicas, Natan Oliveira, além de criar um grupo de trabalho, com representações do município, para fortalecer os pólos produtivos de Rolim de Moura, o evento visa à capacitação de pessoal para a organização e gestão dessas atividades.

Poderão participar do seminário e da formação do grupo local, instituições de ensino, como universidades e escolas técnicas; agentes financeiros; representantes da prefeitura, do governo na localidade, de áreas econômicas e de empreendimentos. A técnica em APL’s, Celi Arruda, disse que um grupo com pessoas da própria região irá enriquecer o trabalho de fortalecimento, já que conhecem de perto a realidade do município.

Natan ressalta o interesse da prefeitura de Rolim de Moura e da equipe da secretaria regional de planejamento na realização do evento. “Sem o apoio das prefeituras não há como implantar os programas”, ressaltou o gerente ao lembrar que o seminário será realizado ainda em Ji-Paraná, Vilhena e em Porto Velho, ainda este ano, sempre com o objetivo de formar comitês gestores. A região de Guajará- Mirim foi a primeira a formar um grupo de trabalho.

O Núcleo Estadual de APL’s é vinculado ao Grupo de Trabalho Permanente para APL (GTPAPL) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em Brasília e é coordenado pelos secretários da Seplan, George Braga e Avenilson Trindade.

Programação

Entre os temas previstos para debate no seminário estão: Agricultura Familiar/Programa de Aquisição de Alimentos; Conceitos e Políticas para Arranjos Produtivos Locais; APL: conceitos, inovação e empreendedorismo; Desenvolvimento Local e Regional; Sistema Agroflorestais como Alternativa Sustentável ao Desenvolvimento da Amazônia; Associativismo e Organização Social; Noções de Organização e Gestão de APL’s; e Políticas Públicas para o desenvolvimento da Piscicultura e Aqüicultura em Rondônia.