CT&I: Governo de Rondônia participa de articulação para fortalecer Região Norte

30/09/2011

A participação do secretário adjunto, Avenilson Trindade, no fórum, contribuiu para definir metas e estratégias específicas e discutir a aplicação do Plano Nacional de CT&I, na região. A elaboração de uma proposta para financiamento de projetos do ramo, por meio do Fundo Amazônia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), esteve entre as pautas.
 
Também ficou definido a construção de um Plano Diretor para a Amazônia, baseado nas contribuições já formuladas e nas discussões com segmentos sociais.
 
De acordo com Avenilson Trindade, o plano vai ser elaborado entre as secretarias de CT&I da Amazônia e vai definir diretrizes e prioridades para investimentos neste setor. “As instituições públicas voltadas ao tema estão mais articuladas e tem se fortalecido. O resultado deste processo será uma melhoria real e inovadora no ambiente produtivo e acadêmico, formando uma massa critica local capaz de promover mudanças de qualidade”, disse Trindade.
 
Preocupados com a economia florestal e das águas da Amazônia, os participantes expressarem a necessidade do fortalecimento de políticas voltadas para o setor, uma vez que um terço das reservas florestais e a maior bacia hidrográfica do mundo fazem parte da Região Norte. No evento, também ficou definidos a criação de um portal que agregue todas as ações e eventos de CT&I da região.
 
Participações
 
O fórum, coordenado pelo Secretário de Ciência e Tecnologia do Pará, Alex Fiúza, contou com visita do representante do Banco da Amazônia para discutir mecanismos de financiamento da inovação do sistema produtivo na Amazônia, e do presidente do Consecti e secretário de CT&I do Amazonas, Odenildo Sena, além de presidentes das Fundações de Amparo a Pesquisa dos Estados do Norte Brasileiro.
 
 
 
 
 
.