Núcleo Estadual do Gespública coordena reunião de sensibilização na Semdestur

05/10/2011

O núcleo estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização(Gespública), ancorado na SEPLAN, envolveu cem por cento dos servidores e diretores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), de Porto Velho, em reunião de sensibilização sobre o projeto. A pasta municipal é a primeira em Rondônia a adotar o Gespública como modelo de gestão.

O evento, realizado no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, fez parte do processo de adesão ao programa pela secretaria e teve como objetivo disseminar entre o corpo funcional as ferramentas práticas do Gespública e seus resultados na qualidade de gestão.

Para isso, um dos voluntários do núcleo estadual, João Bosco Machado, que também é assessor técnico de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, foi convidado para explanar sobre "A importância da Gestão da Mudança para Gestão Estratégica nas Organizações", e apresentar a experiência do TRT, que há sete anos aderiu ao programa.

A abertura do evento foi feita pela coordenadora do núcleo, Klycia Lis, que parabenizou a instituição pelo pioneirismo. "A procurar por parte do próprio gestor da pasta foi um grande diferencial e o interesse dos próprios servidores de praticarem o Gespública é muito satisfatório para o núcleo", ressaltou Klycia.

O secretário da Semdestur, Agnaldo Nepomuceno, disse que a intenção é melhorar a prestação dos serviços através do compromisso dos servidores, sem impor isso a eles. "Os resultados são alcançados na base da conquista. Temos que despertar a motivação nos funcionários, pois quando há interesse e organização, se atinge a excelência", esclareceu o titular da pasta.

Autoavaliação

Na manhã de hoje (05), a Semdestur iniciou a primeira Autoavaliação, um dos instrumentos do Gespública que visa o aperfeiçoamento e aprendizagem gerencial baseada na avaliação e melhoria do sistema de gestão.