Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa hoje

17/10/2011

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), maior evento científico realizado em todo o país, inicia hoje (17), em 13 instituições de 24 cidades de Rondônia. Diversas atividades voltadas para a discussão do tema “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos” estão sendo realizadas simultaneamente. A iniciativa é do Ministério de Ciência, Tecnologia & Inovação, por meio dos governos Estaduais, que em Rondônia é coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).

O objetivo da SNCT é popularizar o tema, atrair o interesse de mais estudantes para a área de pesquisas e conscientizar os cidadãos sobre a relevância da ciência e da tecnologia no cotidiano. O tema é uma derivação das discussões do ano passado, quando o tema foi "Ciência para o desenvolvimento sustentável".

Exibição de vídeos e filmes temáticos, workshops, palestras, oficinas, espetáculos de teatro e performances fazem parte da programação. Em Rondônia serão realizados mais de 1.400 eventos, só em Porto Velho estão prevista 190 atividades, em escolas municipais e estaduais, igrejas, faculdades, associações, creches, entre outros.

A grande novidade, este ano, é a palestra geral promovida pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep), que, entre outras temáticas, apresentará uma pesquisa sobre as mudanças climáticas na Região Norte. A iniciativa representa um diferencial na programação, pois reunirá participantes de todas as instituições em um único evento, no próximo dia 25, no auditório da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), na capital.

Até sexta- feira (23), mais de 500 cidades brasileiras terão eventos, centrados sobretudo no tema principal da Semana. Para conferir a programação em Rondônia e saber onde estão sendo realizadas as atividades acesse: http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/4552.html