Semana de Ciência e Tecnologia conta com programação do Sipam e Unir

18/10/2011

Em Porto Velho, as atividades do Centro Regional do Sipam estão intimamente ligadas ao tema da Semana neste ano – “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos” - já que o órgão emite alertas meteorológicos, controla cheias e vazantes dos rios, monitora queimadas, entre outras situações de risco à natureza e à população. Um resumo dessas ações foi apresentado aos estudantes da faculdade São Lucas. “Falei sobre a contribuição do Sipam para a prevenção de riscos que acontece através de seu parque tecnológico e dos produtos oferecidos aos parceiros“ revelou Janete Rodrigues, chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto responsável pela palestra.
 Também dentro das atividades da Semana, o Sipam oferece hoje (18) palestras aos estudantes de Ensino Médio da Escola Marcelo Cândia, uma das cinco instituições de ensino que sediam pluviômetros do projeto Bacias Urbanas, desenvolvido em parceria com a Prefeitura da capital e a Universidade Federal de Rondônia (Unir).  Dez turmas participarão da atividade.

“Colaboradores do Sipam e estudantes de Engenharia Civil falarão sobre a dinâmica das águas nas cidades, tema que pretende difundir o projeto Bacias Urbanas e divulgar aos alunos à necessidade de se proteger os igarapés da cidade”, explica Tatiane Checcia, professora da Unir e orientadora de iniciação científica.