Seminário de Arranjos Produtivos será realizado em Ji-Paraná

20/10/2011

Será realizada amanhã (21), em Ji-Paraná, a Capacitação em Organização e Gestão de Arranjos Produtivos Locais, promovida pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan),através do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Rondônia (NEAPL). A abertura do evento, a partir das 8 horas, será na Câmara Municipal da cidade.

A ação representa a continuidade das discussões do Seminário ‘Contribuição da Suframa e perspectivas para o desenvolvimento do APL do Leite em Rondônia’, que está sendo realizado hoje (20), no município. A capacitação tem como objetivo criar um grupo de trabalho, na região, para fortalecer os empreendimentos de mesma atividade produtiva como forma de contribuir para o desenvolvimento econômico de todo o Estado.

Para isso, um dos coordenadores do NEAPL, Natan Oliveira, e técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e representante da Universidade Federal de Rondônia (Unir) vão debater Conceitos e Políticas Públicas para o fortalecimento dos Arranjos, o Associativismo e Organização Social, Programas de Aquisição de Alimentos e Noções de Organização e Gestão dos APLs.

A programação conta ainda com a discussão de políticas públicas para o desenvolvimento da Piscicultura e aqüicultura em Rondônia, intermediado pelo superintendente regional do Ministério da Pesca e Aqüicultura, Jenner Tavares Menezes. Poderão participar do seminário e da formação do grupo local, instituições de ensino, como universidades e escolas técnicas; agentes financeiros; representantes da prefeitura, do governo na localidade, de áreas econômicas e de empreendimentos.

A mesma capacitação já foi realizada em Guajará - Mirim e Rolim de Moura, onde foram formados grupos locais com composições de peso institucional muito forte, articulado por professores, secretários municipais, técnicos de institutos, gerentes financeiros, vereadores, entre outros.