Abertas as inscrições para 5ª Conferência de Arranjos Produtivos Locais

26/10/2011

A iniciativa visa reunir e mobilizar os segmentos produtivos para aprimorar as políticas de apoio aos APLs e de estimulo ao desenvolvimento local e regional, com soluções inovadoras voltadas ao incremento da competitividade e da sustentabilidade, econômica, social e ambiental dos APLs, convergente com as demais políticas nacionais.

O evento será voltado para gestores públicos, empresários, técnicos e membros dos núcleos estaduais de APL’s, que em Rondônia é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) e formado por diversas instituições de Rondônia. O tema desta edição será ‘Competitividade e Sustentabilidade’ e terá na programação palestras, exposições de produtos e encontros de oportunidades. Entre os palestrantes da mesa temática “Entorno de Grandes Empreendimentos e APLs”, estará o secretário adjunto da Seplan, Avenilson Trindade, que irá focar os trabalhos realizados em Rondônia no fortalecimento das cadeias produtivas.

A abertura do evento será às 18h do dia 8 de novembro. No segundo dia, estão previstas apresentações de projetos e casos de sucesso dos Núcleos Estaduais de APLs. Além disso, serão debatidas inclusão produtiva e responsabilidade social; crédito e microcrédito; inovação, conhecimento e tecnologia; ampliação do acesso a mercados; cooperação e governança; e capacitação profissional nos APLs.

No último dia da conferência, o crescimento econômico e a sustentabilidade dos APLs será o tema principal. Dentro dessa linha, haverá mesas de discussão sobre grandes, médias e pequenas empresas; serviços nos APLs; o papel governamental no desenvolvimento dos APLs; e melhores práticas e novos modelos de gestão.
Para realizar as inscrições, basta acessar a página oficial do evento (www.mdic.gov.br/cbapl).

Arranjos Produtivos Locais

São aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. O MDIC é o coordenador do Grupo de Trabalho Permanente para APLs (GTP-APL), integrado por 33 instituições públicas e privadas.
 Mais informações poderão ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Seplan, pelo telefone: (69) 3216-5080.