Governo fortalece atividades produtivas na região de Ji-Paraná

28/10/2011

O comitê integra 14 membros de instituições públicas e privadas dos municípios de Ji-Paraná, Alvorada do Oeste, Teixerópolis, Presidente Médici e Urupá. A coordenação do grupo é do gerente da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RO), em Alvorada do Oeste, Antônio de Assis Furtado, e conta também com o professor doutor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Presidente Médici, Josenildo Souza, que ministra aula no curso de Engenharia da Pesca.

A pecuária do leite foi o foco das discussões do evento, que reuniu mais de 200 pessoas na Câmara Municipal de Ji-Paraná.  Apesar de a atividade ser ativa na região central do Estado, o grupo local irá trabalhar na implantação de novas tecnologias, no aumento da produção, na busca pela melhoria da qualidade dos produtos e assistência técnica, para torná-los mais competitivos. Um dos coordenadores do NEAPL, Natan Oliveira, explicou que um dos principais objetivos é desenvolver os potenciais das organizações existentes, como no caso da fruticultura, que também é forte na localidade. “O APL da fruticultura está cheio de demandas. O maior desafio é resolver o problema dos atravessadores”, constatou Natan.
Mobilização
Nos últimos meses, a equipe técnica da Gerência de Desenvolvimento e Políticas Públicas (GPP), da Seplan, tem realizado visitas in loco nos municípios pólos do Estado, na busca de identificar os empreendimentos de mesma atividade produtiva. Esta identificação permite que o Governo do Estado, através da Seplan, que é coordenadora do Núcleo Estadual de APL’s, possa desenvolver políticas públicas mais pontuais para o fortalecimento destes empreendimentos que juntos com empresas, associações, e outras instituições, formam os Arranjos Produtivos.