Tecnologia da informação é fundamental para prestar serviços ao cidadão, diz especialista

28/10/2011

Na opinião do diretor, os órgãos públicos devem investir em sistemas de informática que melhorem o atendimento a sociedade. “A governança de TI deve fazer com o que o serviço público atenda melhor o cidadão”, disse
 O diretor citou como exemplo de boas práticas na área de governança de TI o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. Por meio desse sistema, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem escolher até duas opções entre as vagas ofertadas, em todo o Brasil, pelas instituições públicas de educação superior que participam do Sisu.
 Além do Sisu, Braga também cita o sistema de eleições brasileiro e o sistema de arrecadação da Receita Federal, como boas práticas de atendimento ao povo brasileiro.
 Capacitação
O secretário-adjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), Jorge de Souza Alves, enfatiza que a modernização da administração pública requer o uso da tecnologia vinculada a formação dos agentes públicos. “Para que nós tenhamos uma gestão pública moderna, precisamos investir na tecnologia. Para isso, também é pensar nas pessoas, na capacitação delas”, disse.
 A mesma opinião tem o professor Rildo dos Santos, da Universidade de Brasília. De acordo com Santos, a formação continuada e a reciclagem de gestores de tecnologia da informação (TI) são fundamentais para melhorar a governança na área.  Santos cita como exemplo a formação para a elaboração de um planejamento estratégico. “A gente precisa inserir os conhecimentos necessários para que o gestor da área pública faça efetivamente o plano de seu órgão”, explica.
 O Encontro Nacional de Tecnologia da Informação é uma parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) com o Ministério das Cidades e a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O evento conta com apoio do
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Telebrás, Cobra Tecnologia, Previdência Social, Serpro, Petrobrás, Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério das Comunicações.