Governo presente em missão na China

09/11/2011

Antes de partirem para Guanzhou, cidade de realização da feira, o gerente de Assuntos Internacionais da Seplan, Raimundo Nonato, e o economista Roberto Maia marcaram presença nos encontros empresariais e públicos nas cidades de Jinan, onde existe um tratado de amizade com Porto Velho. De acordo com Nonato, a presença do governo foi fundamental para fortalecer o laço do poder público com a cidade industrial chinesa, onde foram muito bem recepcionados por autoridades.

Em uma das reuniões da comitiva durante a viagem, o gerente da Seplan enalteceu a Fiero pela qualidade do trabalho realizado e agradeceu a oportunidade do Governo estar fazendo parte da missão. “A viagem foi importante para abrir caminhos para negociações futuras, sendo que a parceria entre o Governo e a Fiero, iniciada no começo desta gestão se solidifica a cada dia. O secretario de Planejamento, George Braga, tem imensa preocupação em contribuir da melhor forma possível, enquanto Governo, no sentido de alavancar o desenvolvimento econômico e social do Estado através da livre iniciativa”, disse Nonato.

A tradicional Feira de Importação e Exportação da China, também conhecida como a Feira de Cantão (Canton Fair) acontece anualmente e possui caráter multifuncional, reunindo as maiores indústrias do cenário internacional. A zona de exportação da Feira é composta por 48 delegações do comércio, incluindo mais de vinte mil companhias, fábricas e instituições. A cada edição, o evento apresenta números impressionantes. São mais de um milhão de metros quadrados de espaço para exposição, que abrigam mais de 57 mil stands de 23 mil empresas. Na edição de 2010, o volume de negócios gerados na feira superou US$ 34 bilhões.

Comitiva

A Missão Empresarial Rondoniense à China integra o Programa de Ações de Promoção Comercial, desenvolvido pelo Sistema FIERO, por meio do Centro Internacional de Negócios de Rondônia (CIN/RO) com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O presidente Denis Baú ressalta que as formas de comércio da Feira são múltiplas e flexíveis. “Além da forma tradicional das negociações de acordo com amostras, ali acontece também a Web feira. “Esta é a segunda vez que a missão de empresários industriais rondonienses participa de evento na Ásia, que possui o maior mercado consumidor do mundo; e a classe empresarial de Rondônia, por meio desta importante missão, tem a oportunidade de apresentar nossos produtos para um novo mercado e mostrar o potencial do nosso Estado em âmbito internacional”, destaca.

A missão contou ainda com a participação de vários diretores da FIERO: Além do prefeito de Montenegro, Aloísio Antônio da Silva; prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho e o prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco. O diretor técnico do SEBRAE/RO, Hiram Rodrigues Leal também integrou a comitiva, entre outros.