Agricultura Familiar: Projeto vai atender 9,5 mil piscicultores

10/11/2011

Com o objetivo de incentivar e aumentar a produtividade da agricultura familiar, produtores da região central do Estado, investem na criação de peixe em cativeiro por meio do Programa água Produtiva do governo do Estado. Lançado no inicio de julho com objetivo de atender 9,5 mil produtores nos 52 municípios. O desafio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Social (Sedes), através do convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) é de elevar a produção de 12 mil toneladas por ano para 80 mil toneladas.
 Iniciativa que agradou os produtores da linha 128 em Ji-Paraná, que implementaram na atividade agrícola, tanques para criação de peixe em cativeiro. O produtor Aristides Donadel construiu uma represa em sua propriedade. Otimista, espera em pouco tempo colher os frutos do investimento. “A piscicultura hoje é uma realidade em todo Estado. O produtor já não depende somente da produção do leite e hortifrutigranjeiros, com a piscicultura, ele diversifica a produção e aumenta sua renda”, explicou Aristedes.
 Na região central do Estado, segundo a gerente regional da Emater, Valquiria Mendes Condeço, cinco cidades foram contempladas com o Programa Água Produtivas do Território Central: Urupá, Mirante da Serra, Vale do Paraíso, Ouro Preto D’Oeste de Ji-Paraná. “Hoje o município de Urupá é dos maiores produtores de peixe da região. Com esse programa o desafio do Governo do Estado, Confúcio Moura (PMDB) é de saltar de 12 para 80 mil toneladas por ano”, comentou Valquíria.
 Maquinários
 Com o convênio entre Sedes e Emater no valor de R$ 10 milhões, cerca de cinco mil horas máquinas serão colocadas a disposição dos produtores rurais da região para construção de tanques. Os maquinários permanecem de 15 a 20 dias em cada propriedade para criação de um hectare de lâmina de água para investimento em piscicultura.

Pólo
 O Programa Água Produtiva oferece toda infraestrutura para execução do projeto, estima-se que esse ano, serão incorporados a piscicultura um total de 300 hectares de lâmina de água. O governo tende ainda implantar um pólo de produção na região, e com isso estimular a produção de peixe.
 Só escritório central, coordenado pela Emater de Ji-Paraná, foi contemplado com 10 tratores de esteiras, cinco conjuntos de pás-carregadeira e 40 tratores de pneus, com totalização de 30,4 mil horas de máquina, beneficiando pequenos agricultores e piscicultores.