Práticas de gestão da SEPLAN serão avaliadas segunda feira

25/11/2011

A aplicação da ferramenta aos servidores será a partir das 8 horas, no auditório da Emater, em Porto Velho.
 
Pela segunda vez, desde a adesão ao programa, a Seplan realiza o diagnóstico interno como parte dos compromissos firmados no momento da assinatura do termo, que prevê implementar ciclos contínuos de autoavaliação e aperfeiçoar a gestão com base no Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), e tem como objetivo identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria.
 
 Durante três dias, os integrantes do grupo de trabalho atuarão como avaliadores interno, que será formado por servidores selecionados pelo comitê gestor, equipe criada para conduzir as atividades do Gespública dentro da Seplan, de acordo com o perfil estabelecido pelo programa como o acesso à alta administração, bom trânsito pela organização, credibilidade junto aos demais servidores, capacidade de trabalho em grupo, bom relacionamento interpessoal, conhecimento do órgão, entre outros.
 
 De acordo com a presidente do comitê interno, Márcia Costa, é fundamental a participação efetiva dos servidores, pois se trata de um instrumento que prevê o avanço em termos de qualidade da gestão e de melhoria de resultados.
 
 A coordenação estadual das atividades do Gespública está instalada na própria Seplan, sob a responsabilidade de Klycia Lis. A coordenadora acredita que a oficina é uma ótima oportunidade para a pasta se tornar exemplo de gestão no Estado utilizando as ferramentas do Gespública.
 
 
Gespública
 O programa foi instituído pelo Decreto nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005 e é o resultado da evolução histórica de diversas iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão pública de excelência, visando a contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País.
 
 O processo de avaliação requer o comprometimento da alta- administração da organização, a capacitação dos instrutores do próprio órgão para a condução da avaliação e a autoavaliação propriamente dita, realizada de forma compartilhada.