Apresentação das Ações do núcleo de Arranjos Produtivos do Estado fecha atividades em 2011

09/12/2011

Um panorama geral das ações desenvolvidas pelo Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (NEAPL) foi apresentado aos representantes das organizações estaduais, que fazem parte do núcleo, nesta semana, no auditório da Emater, em Porto Velho. A reunião contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Avenilson Trindade, que é um dos coordenadores do núcleo, junto com o secretário titular, George Braga.

Durante a abertura do encontro, o gerente de Políticas Públicas (GPP), Natan Oliveira, que conduz as atividades no NEAPL no Estado, lembrou das dificuldades enfrentadas logo na reestruturação do núcleo, no inicio do ano, onde percebeu a necessidade de disseminar os conceitos básicos de Arranjos Produtivos Locais (APL) entre as instituições envolvidas no núcleo. A formação de uma equipe envolvendo várias secretarias estaduais com o objetivo de capacitar pessoas para o fortalecimento das atividades produtivas em Rondônia foi a base para a consolidação das ações do núcleo.

Inicialmente, o núcleo realizou visitas in loco em alguns municípios pólos do Estado, na busca de identificar os empreendimentos de mesma atividade produtiva. Outro destaque apontado por Natan foi a definição dos APLs da piscicultura, sistema agroflorestais, fruticultura, extrativismo, turismo e leite, como prioritários em Rondônia. "A identificação permite que o Governo, através da Seplan, possa desenvolver políticas públicas mais pontuais para o fortalecimento destes empreendimentos que juntos com empresas, associações, e outras instituições, formam os Arranjos Produtivos", ressaltou o gerente.

No próximo ano, o núcleo espera que cada Grupo de Trabalho formado no interior passe da fase de capacitação teórica, integre as câmaras técnicas e escreva os primeiros Planos de Desenvolvimentos Preliminares (PDPs) para cadastro no MDIC, como está sendo realizado em Rolim de Moura com projetos de levantamento de piscicultura e da cadeia de pecuária de leite, coordenado pelo Vereador Márcio Atiles. Os municípios do entorno da Zona da Mata estão reunidos para escreverem um acordo de cooperação técnica para dividirem o custeio com diárias e consultorias para darem efetividade aos APLs na região. A prefeitura de Rolim de Moura contratará um coordenador de APLs para dar sustentabilidade ao projeto, estas ações também estão acontecendo no APL de fruticultura de Nova Estrela, onde o diagnóstico deverá levantar quais os maiores desafios da região. Estas ações já são resultados do trabalho do Núcleo Estadual de APLs.

Na oportunidade, Avenilson Trindade agradeceu as instituições que durante o ano fizeram parte do processo de resgate do núcleo de apoio, que foi uma das ações prioritárias da Seplan e ressaltou o trabalho desenvolvido pela GPP na concentração dos esforços para a retomada das atividades. Há muito tempo acreditamos no desenvolvimento dos APLs como um caminho para incluir pessoas, principalmente aquelas ligadas à produção, e como alternativa para ampliação de renda, disse o adjunto.