Plano mais Brasil é aprovado no congresso nacional

21/12/2011

Pela primeira vez a peça foi aprovada no mesmo ano. A única alteração no PPA apresentado pelo governo federal foi o aporte de R$ 108 bilhões em emendas, totalizando um dispêndio de R$ 5,5 trilhões até 2015 - 38% superior ao PPA 2008-2011- incluindo recursos extra-orçamentários (1). O documento será encaminhado para sanção presidencial.

A secretária de Investimento Estratégico do Ministério do Planejamento, Esther Bemerghuy de Albuquerque, afirma que a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) incrementou o orçamento desse novo modelo de PPA e explica a diferença desse novo plano em relação aos planos anteriores.

“O que muda fundamentalmente nesse novo PPA é a transparência e a legitimidade que ele tem no interior do governo e na sociedade. A linguagem de Plano, aberta à diversidade das políticas públicas, permitiu essa evolução já que nos planos anteriores predominavam a linguagem orçamentária. Agora, foi possível apresentar um Plano à sociedade a partir dos principais desafios postos para o país e as principais metas que iremos perseguir nos próximos quatros anos. É um documento mais simples e completo”, afirma Albuquerque.

O PPA 2012-2015 prevê 11 Macrodesafios (2) e 65 Programas Temáticos no valor total de R$ 4,5 trilhões. Os Programas de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado atingem a marca de R$ 890 bilhões.

Sobre o aporte orçamentário das emendas, a secretária de Investimento Estratégico comenta que 85 % destinam-se a investimentos em infraestrutura. Desse total, cerca de 40% são para obras em rodovias.

Para a secretária, todas as mudanças propostas pelo novo PPA facilitaram sua aprovação ainda neste ano. “A intensa discussão do Plano Mais Brasil nos fóruns de participação do governo, o diálogo com o Congresso Nacional, e a disponibilidade de diálogo e negociação também foram fundamentais”, observa. Segundo ela, a aprovação imediata antecipa o planejamento de programas importantes para o governo, como o PAC 2.