Núcleo Gespública recebe Plano de Melhorias da Gestão do Detran

26/01/2012

O Plano de Melhorias da Gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foi entregue ao núcleo estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), nas instalações da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan). A conclusão do Plano faz parte do processo de modernização da gestão do departamento, que irá refletir na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
 
 De acordo com a coordenadora estadual, Klycia Lis, o Plano consiste em um conjunto de novas ações a serem adotadas pelo Detran, com o objetivo de mudar as práticas de gestão. “Neste plano, são definidos o quê, quem, quando e como será executada cada etapa dessas ações para atingir o objetivo estabelecido, alinhados às metas da instituição”, explicou Lis.
 
 A partir de agora, a equipe do Detran tem 15 meses para trabalhar na execução do Plano, que significa pôr em prática tudo que foi definido. Após esta etapa o departamento passará por uma nova Autoavaliação, onde será verificado o alcance dos resultados estabelecidos no Plano. Dependendo do resultado o Detran poderá elevar seu nível de gestão para 2.
 
 O Detran aderiu ao Gespública em 2009 e realizou sua segunda Autovaliação em junho do ano passado, que serviu de base para a elaboração do Plano entregue.
 
  Plano de Melhorias da Gestão
 
  O PMG é composto de três fases: planejamento, monitoramento e revisão das ações.  Durante a primeira fase, a instituição planeja o que deve ser executado de acordo com os critérios de excelência que apresentaram pontuação baixa na Autovaliação. Na segunda fase, a organização verifica se estas ações foram realizadas no prazo estipulado e na terceira revisa ações, caso alguma planejada não tenha sido implementada ou não tenha gerado o resultado esperado. Com isso, serão registradas ações e serão definidos prazos e responsáveis, permitindo que a entidade possa acompanhar a implementação das melhorias recomendadas.