Seplan implanta novo modelo de gestão nas Unidades Regionais

06/02/2012

As novas atribuições foram repassadas aos secretários regionais pelo secretário da Seplan, George Braga, durante o I Seminário de Secretários Regionais de Planejamento de Rondônia, realizado em Porto Velho, na última semana.

Com o novo modelo de gestão, as UAPGR passarão a exercer as funções previstas na Lei Complementar Estadual nº 414 de 2007, que criou as unidades no Estado. Desta forma, os mais de 34 projetos de governo, como o Plano Futuro e o Zoneamento do Estado, serão fortalecidos também no interior. “Este é um novo momento para as regionais, que serão geridas diretamente pela Seplan. Precisamos ter parceria, respeito, sermos amigos e termos postura para concretizarmos as ações de governo”, disse George.

O chefe da Casa Civil, Juscelino do Amaral, participou da abertura do seminário e frisou o trabalho de coordenação incumbido pelo governador, Confúcio Moura. “É importante esclarecer o papel das regionais de planejamento e fortalecê-las para extensão das políticas públicas em todo o Estado”, completou Juscelino.

Durante os dois dias de programação, os secretários regionais receberam orientações sobre aspectos legais que regem as funções das unidades. O secretário executivo do governo, Martins Coelho, orientou os gestores sobre conduta e postura para execução das atividades.

Para contextualizar os participantes no funcionamento dos programas de governo, a Secretária Estadual de Assistência Social (SEAS), Claudia Moura, falou sobre o Plano Futuro e o Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômico do Estado de Rondônia (PIDISE). Também foram repassadas orientações sobre o programa Nota Legal, pelo coordenador Luiz Fernando. Na oportunidade, os secretários se interaram também das funções de cada gerência da Seplan, com destaque para as Gerências de Estudos e Pesquisas (GEP), Desenvolvimento de Políticas Públicas (GPP), e Controle Interno.