10/02/2012
A capacitação será realizada nas próximas terça e quarta-feira 14 e 15, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 14ª Região, em Porto Velho.
Para orientar os participantes na elaboração do instrumento, o núcleo estadual do programa, instalado da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), contará com a coordenadora de capacitação do Núcleo de Excelência do Maranhão (NEP), Leidismar Nalasco.
Participarão do treinamento, servidores que compõem o comitê interno dos mais de 30 órgãos públicos que fazem parte do programa e são responsáveis por conduzir as ações do Gespública dentro da própria organização.
A coordenadora Estadual, Klycia Lis, explica que após o treinamento os membros dos comitês internos poderão implantar a Carta de Serviços nas instituições em que são lotados e dar visibilidade e transparência à gestão do serviço público que o órgão realiza, informando aos cidadãos quais os serviços prestados, como acessar e obter esses serviços e quais os compromissos de atendimento estabelecidos.
.Carta de Serviços ao Cidadão
A Carta de Serviços é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela. O instrumento consta de informações de como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos.
A utilização desta prática implica um processo de transformação baseada em princípios fundamentais como a participação, comprometimento, informação e transferência, além de aprendizagem e participação dos cidadãos.