Fruticultura e confecções serão APLs prioritários em Cacoal

10/02/2012

A apresentação do programa em Cacoal aconteceu no auditório da Unesc, durante o I Seminário Estadual de Capacitação em Organização e Gestão de Arranjos Produtivos Locais. O evento teve a presença de representantes do Governo, setor produtivo (empresários, produtores rurais, agentes financeiros) e de organizações sociais. Ao final do encontro, os participantes escolheram os setores de fruticultura e de confecções como prioritários para a formação de APLs em Cacoal e municípios da região.

Para o secretário-adjunto de Planejamento e Coordenação Geral (SEPLAN), Avelino Trindade, um dos objetivos do programa será melhorar a rentabilidade das pequenas empresas no quesito exportação. “Em 2011, Rondônia exportou o equivalente a R$ 455 milhões. Micro, pequenas e médias empresas participaram de 80% dessas exportações, mas geraram apenas 15% das divisas. São números que poderemos começar a melhorar através da inclusão dos arranjos produtivos locais, criando novas agroindústrias e gerando qualificação e tecnologia para essas empresas”, acentuou.

O gerente de Desenvolvimento de Políticas Públicas da SEPLAN, Natan Oliveira, explicou que a organização dos APLs depende de diversos fatores, como a concentração das unidades produtivas, a localidade e o território, o capital humano e social, além da capacidade tecnológica e do empreendedorismo dos segmentos participantes. “Este projeto tem muito de emoção, as pessoas devem dar o melhor de si para que realmente funcione”, disse Natan.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura de Cacoal, Vilmar Kemper, a organização da produção agroindustrial é importante para melhorar a renda e gerar empregos no campo e na cidade. “Cacoal tem grande tradição na produção de leite, café e hortifrutigranjeiros, e um grande potencial para a agroindústria e a agroecologia”, ressaltou.

Cacoal é o quarto município rondoniense a receber a realização deste evento, que já passou por Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Rolim de Moura, e deverá alcançar dez municípios e regiões do estado. Durante a realização do seminário em Cacoal, também estiveram presentes à mesa do evento, o secretário regional da SEPLAN, Carlos Alberto Crugnal; a vereadora Lurdes Kemper; o coordenador de Economia da Unesc, Elias Nunes; e o coordenador de Gestão de Programas e Projetos da Seagri, Leonel Amaral. Ao final do encontro, foi constituído o Grupo de APL de Cacoal.

Seminário

O seminário teve como expositores: Natan de Oliveira (SEPLAN), que abordou o tema “Arranjos Produtivos Locais: Conceitos, Inovação e Empreendedorismo”; João Bosco Peixoto de Almeida, que falou sobre “Associativismo e Organização Social”; Leonel Amaral da Silva (SEAGRI), que destacou “Agricultura Familiar: Programa de Aquisição de Alimentos”.

O encontro teve ainda as presenças dos palestrantes Solange Dantas (SEAGRI), que abordou “Pragas e doenças que atacam as fruteiras em Rondônia”; Amarildo Pinheiro Virgulino (SEPLAC), que falou sobre “APLs – Sistemas Agro Florestais como Alternativa Sustentável ao Desenvolvimento da Amazônia”; Fredy Togni e Ernani Maiolino (Banco do Brasil), sobre “Agricultura de Baixo Carbono”; e Alder Colares (SEDAM), sobre “Licenciamento Ambiental”.