Instituições públicas deverão informar serviços prestados aos Cidadãos

23/02/2012

A metodologia para elaboração da ferramenta, que faz parte da modernização da gestão pública no Estado, foi repassada aos coordenadores das áreas de atendimento dos órgãos integrantes do Programa.

O treinamento foi realizado no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 14ª Região e conduzido pela coordenadora de capacitação do Núcleo de Excelência do Maranhão (NEP), Leidismar Nalasco. Durante dois dias, os servidores de mais de 30 órgãos públicos de Rondônia adquiriram conhecimentos sobre como deverão divulgar os serviços realizados nas instituições que atuam, incluindo informações sobre como o cidadão deverá proceder para obter esses serviços, quais os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos. A meta é implantar a Carta de Serviços em todas as instituições até o final de 2012.

Durante a palestra, Lidismar falou da importância da interação dos secretários de Estado para a mudança de cultura na gestão pública de Rondônia. “É importante que todos os secretários estejam envolvidos com a política de qualidade do Estado e comprometa todo o corpo gerencial de suas unidades. Só assim, Rondônia poderá oferecer à população serviço público de qualidade, alinhado com padrões de excelência”, enfatizou a coordenadora.

Ao agradecer a presença da instrutora, a coordenadora estadual do Gespública, Klycia Lis, lembrou que o Gespública é um programa que conta com a participação de voluntários e parabenizou a presença dos representantes dos órgãos públicos estaduais. “Isso mostra o interesse das unidades públicas de Rondônia em melhorar a qualidade de seus serviços e que estão pensando na população satisfeita com o atendimento recebido”, disse Klycia.

O secretário de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), George Braga, esteve presente no encerramento do treinamento e frisou na missão que os órgãos tem em servir bem o cidadão. “Temos que servir o público de Rondônia da melhor forma possível. Precisamos firmar este compromisso de dar efetividade aos nossos serviços, simplificar processos, focar nas atividades fins de cada unidade. Agora que já conhecemos a ferramenta, vamos aplicá-la”, concluiu George, lembrando que na próxima terça-feira (28), será o dia estadual do Gespública, onde o governador, Confúcio Moura, fará entrega dos certificados dos órgãos Autoavaliados no Programa.