George Braga participa de debate sobre política territorial

28/02/2012

Durante o evento, que recebeu representantes dos sete territórios existentes no Estado, George Braga, disse que o princípio de regionalização está previsto na constituição federal e que, desde 2008, esse processo vem se expandindo. Segundo ele, não há rota de colisão entre as ações e sim de cooperação. “Os recursos precisam ser alcançados e precisam da capilaridade necessária para esse alcance somando os esforços”.

Vieira falou sobre a importância de se articular as políticas territoriais com as ações do Estado. Para isso explicou o convite para a participação dos dez secretários regionais de Rondônia, bem como dos coordenadores regionais da Emater que, segundo ele já atua nesse modelo. Vieira disse que o recorte territorial está em sintonia com os arranjos produtivos locais. Além das ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) e os projetos de infraestrutura (PROINF), o secretário explica que o Programa Territórios da Cidadania atualmente é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República e articula projetos com 22 ministérios.

Martins Coelho disse que ao tomar conhecimento da política territorial achou o seu viés importante, como forma de se democratizar os recursos para o desenvolvimento das localidades. Segundo ele, Rondônia tem 52 cidades e mais de 80 distritos. No contexto da política territorial, os recursos chegam com maior alcance, afirmou.

Cadeias produtivas

O coordenador do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Rondônia, Olavo Nienow, anunciou durante o encontro que o deputado federal Carlos Magno (PP) propôs junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural do MDA, uma emenda de R$20 milhões, com a recomendação de que os recursos sejam aplicados nas cadeias produtivas existentes. Nienow também destacou que o governo de Rondônia aderiu às propostas territoriais ao solicitar inclusão de projetos e recursos no PPA Nacional.

Compromisso - Ao afirmar que o governo de Rondônia está amplamente comprometido em levar políticas públicas para dentro da casa do cidadão, Rui Vieira aproveitou para solicitar o apoio das secretarias regionais, bem como das representações de Ensino, no desenvolvimento do processo de transposição dos servidores estaduais. “Essa é mais uma ação onde poderemos atuar em conjunto, em benefício dos servidores estaduais”, frisou.

O encontro estadual da rede de colegiados também definiu os 14 delegados territoriais que vão representar o Estado no Encontro Nacional da Rede de Colegiados, a ser realizado em maio, na Bahia.