Modernização da gestão ganha novos adeptos

06/03/2012

O Gespública é um programa que apóia centenas de órgãos e entidades da administração pública na melhoria da capacidade de produzir resultados efetivos para a sociedade. “O programa é orientado pela ação estratégica, fundada na promoção da excelência dirigida ao cidadão e por um conjunto de princípios, voltados para a qualidade da gestão e dos serviços”, explicou a coordenadora estadual do programa, Klycia Lis Melo.

O Gespública tem a missão de mobilizar e apoiar tecnicamente órgãos e entidade para a melhoria da gestão e do atendimento e a desburocratização e simplificação de procedimentos e normas.

De acordo com a coordenação, de 2007 a 2010, cinco organizações aderiram ao programa. De 2011 a 2012 o número já passa de 30 em todo o Estado. “O programa é desenvolvido para obter uma administração pública eficiente e orientada aos cidadãos. Para isso é preciso desenvolver este modelo nas três esferas: municipal, estadual e federal”, explicou Klycia Melo.

Para o governador Confúcio Moura o serviço público ainda não conseguiu acompanhar o empreendedorismo de Rondônia. O governador destacou ainda as mudanças que foram feitas no município de Ariquemes durante a sua gestão na prefeitura. “Em Ariquemes ganhamos prêmio como o município de melhor gestão energética, recebíamos incentivos da Ceron, ganhamos concurso da Caixa Econômica de gestão participativa, além do prêmio de melhor município na qualidade da gestão durante o prêmio do Senai em 2010. Hoje o prédio da prefeitura é um lugar bonito, ponto turístico da cidade, o melhor do Estado”, disse Confúcio.

O governador disse ainda que, assumiu o Estado de Rondônia com a mesma intenção de elaborar estratégias e metas que modifiquem o Estado de forma positiva. “O Gespública é fácil, cada secretaria tem que se empenhar, chamar o servidor que está ali, promover integração, sem descriminar se é desse ou do governo passado. Chamar essa pessoa, treinar e fazer dele multiplicador, assim levando o programa a todos os cantos de Rondônia. Esse é um projeto que não custa nada, é só capacitar e motivar o servidor. Vamos colocar Rondônia nas grande mídias de forma positiva e não de forma negativa como tem acontecido”, orientou Confúcio, que finalizou definindo o Gespública como “ uma franquia de boas práticas”.

Premiação

Durante a solenidade, foram premiados com certificado de nível de qualidade e gestão do Gespública, na categoria Estado, a Superintendência de Licitações (Supel), através do superintendente Márcio Rogério, que recebeu o certificado das mãos do secretário Estadual de Finanças (Sefin), Benedito Alves e a Secretaria de Planejamento (Seplan), secretaria âncora do programa, onde o secretário George Braga recebeu das mãos do governador o prêmio de reconhecimento.

“Hoje é um dia importante, de comprometimento. O Gespública tem dois pilares: a celeridade e a qualidade. Se demorarmos muito para dar o resultado que a população espera, de nada vai adiantar. Temos que trabalhar oferecendo serviços de qualidade e de tempo hábil”, discursou o secretário.

Na categoria autarquia receberam o certificado o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea), representado pelo engenheiro Nélio Alencar, que recebeu o certificado das mãos do secretário chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), representado pelo diretor geral e vice governador Airton Gurgacz, que recebeu a premiação das mãos do governador.

“O Detran tem uma clientela grande e temos qualidade para oferecer. São 650 mil proprietários de veículos. Nosso trabalho é grande e estamos comprometidos com a qualidade nos serviços que oferecemos. Ano passado fizemos a autoavaliação e construímos nosso plano de gestão que está sendo colocado em prática”, disse Gurgacz.

Na categoria voluntário atuante, foram premiados Cláudio Scavassa e Jorge Elarrat, que recebeu a certificação das mãos do presidente do Tribunal de Justiça, Rooselvelt Queiroz. “Hoje falamos em planejamento estratégico, em metas. Mas isso deve sair do papel e vir para a prática, não podemos ter resistência às mudanças positivas”, disse o presidente do tribunal.

Elarrat destacou a importância do modelo de gestão. “Estou vivendo um dos meus maiores sonhos de gestão pública, ver o Gespública se expandindo. Esse programa foi criado há 61 anos e existe em vários países. Todos os anos esse modelo é atualizado, corrigido e nós podemos usar o programa sem gastar nada. Sem contratar consultorias. Temos voluntários que estão aí para ajudar. Este é o primeiro estado do país, onde o governador convoca todas as secretarias para aderirem um trabalho como esse”, disse.

Novas adesões

Ainda durante a solenidade foi assinado o termo de adesão de novas organizações ao Gespública.
A Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) aderiu ao programa. O termo de adesão foi assinado pelo secretário executivo adjunto, Francisco Mendes. O secretário Estadual de Finanças – Sefin, Benedito Alves assinou o termo de adesão, o que garante o desenvolvimento do Gespública na secretaria.