SOPH quer intensificação do programa Gespública

14/03/2012

O modelo de gestão, baseado em fundamentos contemporâneos de excelência, foi adotado pela sociedade no ano passado. Na reunião realizada com coordenadora no núcleo estadual, Klycia Lis, o diretor disse que agora quer pôr em prática cada passo do programa e trabalhar para que a empresa seja modelo de excelência em gestão no Estado.


 Além da intensificação do Gespública na SOPH, Ricardo mostrou interesse em ser voluntário do núcleo estadual para disseminar a filosofia do programa no Estado. Para isso, o diretor irá participar de capacitações e eventos do núcleo para internalizar os conceitos, objetivos, metodologia e as ferramentas.


 Para Klycia, o envolvimento do gestor nas práticas do programa é o primeiro passo para o sucesso de qualquer instituição pública e ressaltou que em alguns órgãos os gestores estão sempre muito ocupados, presos em reuniões diárias intermináveis, o que contribui com a ineficiência e distância em relação ao dia a dia de sua equipe. A coordenadora explicou que esse distanciamento gerencial causa um grande impacto nos servidores, que muitas vezes não sabem qual a missão da instituição e o que representam para o alcance dos objetivos traçados.


 “O gestor precisa participar dos treinamentos, palestras, workshop e todo tipo de encontro com a equipe, pois é uma oportunidade para dialogar e principalmente ouvir sugestões de melhoria. A aproximação faz com os funcionários sintam-se valorizados e percebam a importância do seu trabalho. Com isso o gestor ganhará, no mínimo, servidores motivados para a realização de suas atividades”, afirmou a coordenadora.


 O Gespública está sendo utilizado como modelo de gestão em 35 órgãos públicos de Rondônia. Para que essas instituições alcancem a excelência dos serviços prestados é preciso colocar em prática o instrumento de Autoavaliação, a Carta de Serviços, a Simplificação Administrativa de Processos e a realização da Pesquisa de Satisfação dos Clientes