Curso para captação de recursos federais inicia amanhã

27/03/2012

A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), já conta com mais de 150 pessoas inscritas, entre servidores técnicos e gestores municipais.

A iniciativa é resultado da percepção do governo do Estado da necessidade de proporcionar mais autonomia aos municípios para captar seus próprios recursos. De acordo com o secretário da Seplan, George Braga, o governo federal disponibiliza recursos para a execução de projetos em várias áreas nos municípios brasileiros e órgãos estaduais. Para captar esses recursos, gestores e técnicos precisam elaborar projetos e cadastrá-los no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv). “É neste ponto que vamos trabalhar. Formar equipes municipais e estaduais e capacitá-las na identificação de programas federais com recursos disponíveis e na manifestação de interesse, pois o que percebemos hoje é a falta de conhecimento na execução dessas ferramentas”, explicou Braga.

Com o domínio destes processos pelas prefeituras e órgãos estaduais, o gerente de Políticas Públicas da Seplan, Natan Oliveira, explicou que os municípios terão mais autonomia para a concretização dos projetos idealizados para a região.

A solenidade de abertura contará com a presença do chefe da Casa Civil, Juscelino do Amaral, além de secretários regionais e municipais de Planejamento, e demais autoridades. O treinamento será ministrado pelo consultor da Universidade de Brasília (UNB), Roberto Amaro, e contará com aulas teóricas, expositivas e participativas.