Municípios aprovam curso de captação de recursos

04/04/2012

Durante três dias, mais de 150 servidores que trabalham nas áreas de projetos e convênios debateram e esclareceram dúvidas sobre o processo para busca de recursos federais visando o desenvolvimento de políticas públicas em seus municípios.

Segundo o assessor em projetos da prefeitura de Ouro Preto D’Oeste, Henrique Gomes, o curso foi interessante por possibilitar o acesso às informações essenciais para captação dos recursos de Brasília. “Muitos técnicos municipais têm dificuldades em ir diretamente ao principal ponto para o estabelecimento de um elo entre o município e os órgãos financiadores. Por isso a decisão do governo em trazer um consultor federal para instruir essas equipes foi fundamental”, destacou o técnico.

A técnica de convênios de São Francisco do Guaporé, Eunice Neves, afirmou que o município sempre contou com recursos de emendas parlamentares e que alguns servidores não tinham conhecimento aprofundado sobre os processos de captação de recursos. “Com esta capacitação foi possível saber passo a passo do processo. Acredito que agora teremos mais sucesso no cadastramento de nossas propostas e aprovação”, disse Eunice.

Para o instrutor da capacitação, o consultor da Universidade de Brasília (UNB), Roberto Amaro, o envolvimento dos técnicos superou todas as suas expectativas. Na oportunidade ele agradeceu a efetiva participação de todos. “É uma honra participar deste evento. Fui muito bem recebido no Estado. Aqui é um lugar de grande potencial. É um lugar que vai ajudar a desenvolver não só ao Brasil, mas sim a America do Sul”, ressaltou.

A importância do curso também foi destacada pelo secretario da Seplan, George Braga, que agradeceu o compromisso dos participante. “Quem esta aqui esta pensando em progredir”, afirmou George.

O curso foi encerrado na última sexta-feira (30), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).