APLs: Confecções, café e frutas fazem reunião de trabalho

10/04/2012

O programa é coordenado pelo governo do Estado, por meio da Seplan, e objetiva a formação de micro e pequenas empresas e pequenas agroindústrias de diversos ramos da economia, em todo o Estado, para geração de empregos e renda e qualificação dos empreendedores através de novas tecnologias e sistema de gestão.

A primeira reunião foi realizada com fruticultores e cafeicultores, em Cacoal. Como resultado do encontro ficou definido que os dois setores terão grupos formados em cada um dos sete municípios que formam a Regional do Governo do Estado. Em seguida a equipe da Seplan se reuniu com empresários de confecções.

Estiveram presentes os representantes das prefeituras de Cacoal, Pimenta Bueno e Rolim de Moura; da Secretaria Executiva Regional do Governo; do setor acadêmico (através da UNIR e UNESC); e do Banco da Amazônia. O encontro foi promovido nas instalações do Sebrae/Cacoal.

Exportação

O coordenador do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Rondônia (NEAPL), Natan de Oliveira, explicou que o encontro faz parte das atividades do Plano de Desenvolvimento Preliminar, cujo relatório deverá ser encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).O coordenador do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Rondônia (NEAPL), Natan de Oliveira, explicou que o encontro faz parte das atividades do Plano de Desenvolvimento Preliminar, cujo relatório deverá ser encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Ele avalia que o sucesso da iniciativa se dará em maior ou menor medida, por meio do envolvimento dos empresários e produtores da região. “O governo atua como coordenador deste trabalho, mas a iniciativa privada terá papel decisivo na evolução do programa”, afirma.

Natan citou o exemplo de Pernambuco, onde foi desenvolvido um programa de APL voltado para a fruticultura. “Isso resultou em novas tecnologias e hoje os produtores nordestinos exportam frutas para a Europa”, disse.

Linhas de Crédito

O secretário executivo regional do governo do Estado, Carlos Prado, destacou algumas vantagens para os setores participantes. “O programa oferece diversos benefícios. Produtores e empresários poderão, por exemplo, ter acesso facilitado a linhas de crédito de bancos de fomento, com juros menores”, destacou.

O secretário municipal de Indústria e Comércio de Cacoal, Adeuvaldo Gomes de Brito, disse que cada município poderá contribuir para o sucesso dos APLs. “Temos iniciativas que poderão atender demandas específicas do empresariado, como a oferta de instalações, como incubadoras para o desenvolvimento de novas empresas”.

Para a empresária do ramo de confecções de Cacoal, Linda Von Rondon, o programa é uma oportunidade para o crescimento do setor. “Temos que ser unidos e pensar em como queremos que o estado se desenvolva no segmento de confecções. Só assim poderemos um dia atingir o mesmo nível da indústria do sul do país”, resumiu.