Ji-Paraná inicia trabalho para fortalecimento dos Arranjos Produtivos

04/05/2012

A elaboração do documento consiste na sistematização das informações sobre os pólos produtivos existentes na localidade para traçar ações que visem desenvolver e fortalecer as atividades econômicas.
 
 A metodologia para construção do plano foi repassada por um dos coordenadores do núcleo estadual de apoio aos APL's, Natan Oliveira, durante encontro com membros do grupo de trabalho, que é composto por empresários e representantes dos segmentos de laticínio e piscicultura, dos municípios de Urupá, Teixeropólis, Presidente Medici, Alvorada D'Oeste e Ji-Paraná.
 
 Entre as principais informações que irão ser inseridas no plano estarão a contextualização e caracterização dos arranjos; a situação atual; o acesso aos mercados interno e externo; a formação e capacitação; a governança e cooperação; os investimentos e financiamentos; entre outros.
 
 Os Arranjos Produtivos da pecuária do leite e piscicultura na região de Ji-Paraná foram identificados como prioritários durante visita in loco de técnicos da gerência de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan). A ideia é trabalhar na implantação de novas tecnologias para o aumento da produção buscando melhorar a qualidade dos produtos e assistência técnica, para torná-los mais competitivos.
 
 Programas de Arranjos Produtivos
 
 O programa foi retomado pelo governo do Estado no ano passado com o objetivo de identificar os empreendimentos que tenham as mesas atividades produtivas nas regiões de Rondônia. A identificação permite que o Governo do Estado, através da Seplan, que é coordenadora do Núcleo Estadual de APL’s, possa desenvolver políticas públicas mais pontuais para o fortalecimento destes empreendimentos que juntos com empresas, associações, e outras instituições, formam os Arranjos Produtivos.