Núcleo da Faixa de Fronteira de Rondônia define ações para priorizar projetos do programa

09/05/2012

A realização de fóruns nas cidades de Pimenteiras e Costas Marques,ainda este mês ,foi definida como prioridade para dialogar com a sociedade e instituições atuantes na Faixa de Fronteira. O objetivo será identificar as potencialidades e necessidades de desenvolvimento da região. Com o levantamento e sistematização das demandas locais, serão elencadas e formuladas as propostas a serem priorizadas. Em seguida será iniciada a elaboração do Plano, que, após aprovação do governador Confúcio Moura, será encaminhado ao Ministério da Integração Nacional (MI).
 
 A abertura do encontro foi feita pelo secretário adjunto de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Avenilson Trindade, que frisou a necessidade do trabalho ser realizado com base no cumprimento de prazos. “É preciso dar celeridade as nossas tarefas para que as propostas estabelecidas no plano sejam incluídas no orçamento federal de 2013 e viabilizar o investimento em nossas ações", explicou o adjunto.
 
 
 
       
 
 Na oportunidade, a secretária de Estado de Assuntos Estratégicos (SEAE), Cira Moura, fez um apanhado geral sobre as ações e programas do governo contextualizando com o planejamento socioeconomico da Faixa de Fronteira.
 
 
 
 
 
      
 
 
 Em seguida, a reunião foi conduzida por um dos coordenadores do núcleo e gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas (GPP) da Seplan, Natan Oliveira, que articulou com os participantes os próximos passos de trabalho do núcleo.
 
 
 Estiveram presentes representantes de órgãos estaduais e municipais, instituições de ensino, federações, entre outros.
 
 Programa Faixa de Fronteira
 
 O Programa Faixa de Fronteira é uma iniciativa do MI e tem como objetivo o desenvolvimento desta região por meio de sua estruturação física, social e produtiva, com ênfase na ativação das potencialidades locais e na articulação com outros países da América do Sul. Com esse propósito, busca implementar iniciativas que respeitam a diversidade da região. Uma das formas de atuação do Programa é por meio da estruturação de Núcleos Estaduais.