Servidores estaduais atualizam conhecimento sobre Termo de Referência e Projeto Básico

10/05/2012

A realização do treinamento nessa área foi uma solicitação do próprio governador Confúcio Moura, com o objetivo de aperfeiçoar o processamento das licitações e nivelar a qualificação dos técnicos estaduais responsáveis pela realização dos procedimentos administrativos para contratação de serviços ou compra de materiais.
 
 De acordo com secretário Seplan, George Braga, muitas vezes os processos para contratação ou execução de algum serviço público são travados devido a deficiência na fase de elaboração do Projeto Básico ou do Termo de Referência. “Na fase de licitação, se esses instrumentos não estiverem elaborados corretamente, eles voltam quantas vezes for necessário para que fiquem ajustados e dentro das normas”, explicou George, durante abertura do curso.
 
         
 
 
 O secretário afirmou que, no caso do edital da licitação ser publicado com erro, ele pode ser impugnado. “E mesmo que não seja. Se o edital passar e uma empresa vencer o processo de licitação, o produto ou serviço adquirido poderá não ter qualidade, comprometendo sua utilidade e a credibilidade dos responsáveis pela elaboração do processo”, concluiu o secretário.
 
 
 
 
 
 
         
 
 
 A capacitação, que está sendo realizada no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RO), prossegue até amanhã (11) e conta com o palestrante Gustavo Cauduro Hermes, que atua nacionalmente como renomado palestrante, consultor e assessor organizacional nas áreas de redação, gestão e fiscalização de contratos com terceiros.