Grupos de trabalho irão desenvolver Turismo e Sociobiodiversidade na região do Mamoré

21/05/2012

Os grupos são compostos por empresários da iniciativa privada e representantes de órgãos públicos ligados a cada ramo. De acordo com a técnica da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Celi Arruda, os comitês se encontram na fase de estruturação e capacitação dos membros para efetivar o desenvolvimento das atividades produtivas.  “A partir da definição dos grupos e suas consolidações, eles passarão a serem responsáveis, com a orientação do NEAPL, pelo planejamento, diagnóstico, elaboração e monitoramento do Plano de Desenvolvimentos dessas atividades”, explicou Celi.

Ficaram como coordenadores do comitê de Turismo, as Secretarias de Estado e dos Municípios de Turismo de Guajará-Mirim e Nova Mamoré; e do comitê dos arranjos da Sociobiodiversidade, a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), e as associações extrativistas. Todo o trabalho desenvolvido na região conta com o acompanhamento do NEAPL e Unidade Avançada de Planejamento e Gestão Regional de Guajará-Mirim.

Ainda neste semestre, os grupos darão início ao Plano de Desenvolvimento dos Arranjos, onde estarão inseridas informações sobre a situação atual dos arranjos; o acesso aos mercados interno e externo; a formação e capacitação; a governança e cooperação; os investimentos e financiamentos; entre outros.