Governo participa de debate nacional sobre Ciência e Tecnologia

29/05/2012

O secretário adjunto, Avenilson Trindade, contribuiu nas discussões que tiveram como foco a elaboração de um plano de ação para o desenvolvimento do setor no Brasil.

Um dos primeiros temas abordados foi o Código Nacional de CT&I, que está em tramitação no Congresso Nacional, com o objetivo de incluir sugestões dos participantes para aprimorar o documento. Também fez parte da programação, a apresentação de estratégias do Comitê Executivo Consect, Confap e Ministério da Ciência e Tecnologia, pelo secretário executivo, Luís Antônio Elias.

Durante a reunião, o diretor geral da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), Nelson Simões, apresentou a proposta de implantação da Rede de Videoconferência nos Estados, que irá possibilitar a interação das instituições de pesquisa do Brasil por meio de uma rede de fibra ótica.

O evento contou ainda com a explanação da secretária de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, sobre os projetos articulados através de parceria entre o Consect, Confap e Ministério das Comunicações. Entre eles está o “Cidade Digital”, que inclui, entre outras finalidades, a ampliação do uso da internet nos espaços públicos e o comércio eletrônico nas Micro e Pequenas Empresas.

Segundo Avenilson, esses projetos são fundamentais, principalmente para os estados com maior necessidade de inserção de novas tecnologias, pois ampliam o acesso à informação, compartilham ações e o acesso popular à internet reduzindo a exclusão digital. “Em Rondônia apenas 22% domicílios possuem computador com internet, dados similares à realidade nacional, sendo este um dos principais desafios da Secretaria de Inclusão Digital vinculado ao Ministério das Comunicações”, ressaltou Avenilson.

Também participaram dos debates, o presidente da Comissão de CTI da Câmara dos Deputados de Minas Gerais, Eduardo Azeredo; deputado Sibá Machado do Acre; deputado Ariosto Holanda do Ceará; e representante do grupo de trabalho Consecti e Confap, Breno Rosa.