Governador divulga resultado oficial do Rondônia Rural Show

31/05/2012

Realizada de 24 a 27 de maio, no Parque de Exposição Hermínio Victorelli, no município de Ji-Paraná, a feira movimentou R$ 186.419.346,69. Foram negociados 85 caminhões e mais de 300 tratores resultarão em melhores práticas na produção agrícola.

Confúcio Moura destacou os bons resultados que superaram a expectativa inicial de movimentar R$ 60 milhões durante o evento e o dinamismo da organização e dos parceiros, que possibilitaram a realização da feira. “Houve uma grande mobilização e envolvimento de empresários, produtores de grande, médio e pequeno porte, além da aceitação da população que visitou e participou do evento. Comprovado o sucesso da feira, já podemos começar a programar a do ano que vem”, disse o governador.

O Banco do Brasil e Banco da Amazônia (Basa) somaram negociação no valor de R$ 129 milhões; o segmento de automotores mais de R$ 25 milhões; as casas agropecuárias venderam mais de R$ 21 milhões; o setor de carroceria e troncos mais de R$ 8 milhões e os comerciantes locais, que venderam seus produtos em boxes, mais de R$ 1 milhão.

Segundo o superintendente do Banco do Brasil, Edvaldo Sebastião, cerca de 25% dos valores financiados pelo banco na safra que correspondem a junho de 2011 e junho de 2012, são negócios fechados no Rondônia Rural Show. “O Banco do Brasil se sente prestigiado por ter participado de um evento com tamanha magnitude.

Tudo o que é novo é um desafio, e foi graças a mobilização do governo e do empenho dos parceiros, que o desafio foi enfrentado e a feira foi um sucesso. O evento foi de encontro aos anseios dos produtores e dos consumidores” disse Sebastião.

Para o superintendente do Basa, Valdecir José, atualmente o Brasil vive uma situação inversa. “Hoje nós temos o produtos, mas falta a proposta. A feira vem justamente para incentivar a produção, o manuseio desse produto e o giro de capital. Ainda estamos recebendo propostas, desde a feira ainda não paramos. Parabéns ao governador, que com um olhar visionário tem conseguido modificar nosso Estado”, afirmou.
 Confúcio destacou o potencial da agricultura familiar de Rondônia e disse que “dados do Ministério Agrário apontam que não existe outro Estado com um quantitativo de agricultores familiares e com tanta variedade como aqui”.
 O Rondônia Rural Show é uma iniciativa do Governo de Rondônia através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), com apoio da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), do Banco do Brasil e Banco da Amazônia (Basa).
 Ações na Saúde

Ainda durante a coletiva de imprensa, o governador Confúcio Moura, acompanhado do diretor do Hospital de Base Ary Pinheiro, Dr. Jean Negreiros, e do Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, Carlos Alberto Caieiro, apresentou algumas soluções adotadas para melhorar o atendimento de saúde a população no estado.