Infraestrutura e Logística são áreas com maior número de propostas para Fronteira

05/06/2012

As demandas foram identificadas durante o Fórum de Políticas Públicas para Faixa de Fronteira, realizada pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação (Seplan), em Costa Marques.
 
 A área com o maior número de propostas foi Infraestrutura e Logística, que envolve um conjunto de obras como pavimentação, substituição de pontes de madeiras por material de concreto, construção de aeroportos e portos, entre outros elementos, que viabilizem o desenvolvimento econômico do local. Durante o debate, os participantes também sugeriram melhorias nas áreas de Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Ambiental.
 
 Para o coordenador do programa da Faixa de Fronteira em Rondônia e gerente de Políticas Públicas da Seplan, Natan Oliveira, a iniciativa correspondeu às expectativas da equipe de trabalho. Quando realizamos este tipo de evento procuramos identificar a real necessidade da população. E neste Fórum, as pessoas contaram suas histórias e apresentaram propostas a partir de suas experiências, ressaltou Natan.
 
 O próximo passo será a realização de uma oficina entre os membros do Núcleo da Faixa de Fronteira, ainda este mês, para eleger as ações prioritárias que deverão incluir o Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIF), documento que será encaminhado ao Ministério da Integração Nacional (MI), com o objetivo de obter financiamento para execução de projetos prioritários que visem o desenvolvimento da região.
 
 Estiveram presentes no evento, secretários regionais de Planejamento, gestores dos municípios fronteiriços de Rondônia, representantes públicos, além da população em geral. A Faixa de Fronteira compreende desde a linha de divisa 150 km pra dentro do território nacional.