Demandas da Faixa de Fronteira de Rondônia organizadas para receberem recursos federais

06/07/2012

O encontro do Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira elegeu projetos prioritários, dentro de diversas áreas, para compor o Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIF), que será encaminhado ao Ministério da Integração Nacional (MI).
 
 De acordo com o coordenador do programa, Natan Oliveira, algumas das necessidades apresentadas durantes os fóruns realizados nas cidades de Pimenteiras e Costas Marques são semelhantes entre os municípios localizados na Faixa, outras demandas já possuem projetos em andamento para serem supridas.  O objetivo da oficina foi exatamente filtrar as necessidades, organizar as prioridades identificando órgãos competentes e compilar os materiais resultantes dos fóruns.  “A partir do agrupamento das propostas o núcleo começa elaborar os projetos especifico que irão atender a cada necessidade”, explicou Natan, também gerente de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).
 
 O plano, contendo os projetos prioritários, já começou a ser elaborado pelos integrantes do núcleo e será encaminhado ao Ministério até o próximo dia 30, prazo que garante a inclusão das propostas no orçamento federal de 2013.
 
 A oficina foi realizada no Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em Porto Velho, e contou com explanação do secretário adjunto da Seplan, Avenilson Trindade, sobre as macro metas do Governo nas áreas de educação, saúde, segurança infraestrutura e modernização do meio ambiente, além dos investimentos estratégicos na piscicultura, regularização fundiária, recuperação das áreas alteradas, entre outras.
 
 A programação contou ainda com a participação do representante da Casa Civil, Renan Sousa; do professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) Valdir Souza; da representante da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos, Maila Andrade, e demais membros do núcleo.