Rondônia se prepara para sediar conferências de Desenvolvimento Regional

12/07/2012

O secretário adjunto da Seplan, Avenilson Trindade, acompanhado do secretário executivo do governo, Martins Coelho, participaram do ‘Curso de Formação para as Conferências Estaduais da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR)’, em Brasília.  O treinamento abordou a metodologia de realização dos eventos de forma prática, através da simulação das conferências.

A Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional está prevista em Rondônia, para setembro. Na oportunidade serão recepcionadas mais de 300 pessoas que irão debater diretrizes e princípios para reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Após esta fase, Rondônia também sediará a etapa regional com participações das delegações de diversos Estados, acompanhados de seus governadores.

Os princípios e diretrizes definidos na etapa regional serão apresentados, por delegados eleitos, na fase nacional e irão fazer parte da construção de uma nova Política de Desenvolvimento, que terá como objetivo reduzir as desigualdades regionais e ativar os potenciais de desenvolvimento das regiões brasileiras, explorando a diversidade.

Para Avenilson Trindade, a iniciativa do Ministério da Integração em promover um amplo debate demonstra que a Política Nacional de Desenvolvimento será constituída de um conjunto de diretrizes e princípios que beneficiarão todas as regiões brasileiras, permitindo que ações e programas produzam os efeitos desejados na redução das desigualdades regionais.

O treinamento foi promovido pelo Ministério da Integração Nacional e do Desenvolvimento do Comércio Exterior, com o apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).