Governo e deputados federais debatem água e esgoto na capital

16/07/2012

O encontro foi realizado na última quinta-feira (12), no auditório do palácio Getulio Vargas, e foi solicitado pelo relator da Subcomissão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), deputado federal Carlos Magno.
 
 Em seu discurso, George fez um breve relato das ações realizadas pelo governo, junto ao Tribunal de Contas da União e Ministério das Cidades, para os desembargos das obras em Porto Velho, que estavam paralisadas deste Outubro de 2010. Os esforços resultaram na retomada dos serviços do sistema de água, que já estão com 53% das obras executadas e previsão para serem concluídas até dezembro deste ano.
 
 Durante a reunião, os parlamentares levantaram questionamentos sobre a decisão do TCU em anular o contrato com a antiga empresa responsável pela execução das obras de esgotamento sanitário na capital.
 
 
 
            
 
 
 
 Sobre as obras de esgoto, uma das mais importantes de Rondônia e a maior do PAC em proporcionalidade, o secretário explicou que todas as providências apontadas pelo TCU foram tomadas e que o projeto executivo está sendo elaborado por uma nova empresa, que deverá concluí-lo até o mês de setembro, garantindo a permanência dos recursos de mais de R$ 600 milhões no orçamento do governo federal.

 

         

 

 De acordo com o relator da comissão, o objetivo do encontro foi conhecer os gargalos do processo das obras para que o comitê também possa buscar alternativas que dêem continuidade aos serviços. “A partir de agora iremos nos reunir, juntamente com os consultores e técnicos do TCU, e montar um relatório e cronograma de trabalho, propondo medidas que auxiliem o andamento dos projetos”, concluiu.

 

 Após a reunião, os parlamentares visitaram as obras de construção na nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que terá capacidade de processamento de mil litros de água por segundo.